CX

Como melhorar o atendimento ao cliente: 5 passos fundamentais

Por NEO, em
14/8/23

Criar estratégias para melhorar o atendimento ao cliente éuma das ações fundamentais para qualquer negócio bem-sucedido.

Afinal, uma experiência positiva pode fidelizar clientes,gerar recomendações boca a boca e melhorar a reputação de uma empresa.

Por outro lado, uma comunicação insatisfatória pode afastar consumidorese prejudicar a imagem da marca.

Neste artigo, vamos explorar seis passos essenciais sobre como melhorar o atendimento ao cliente e conquistar a satisfação dos consumidores. Continue a leitura!

Por que melhorar o atendimento ao cliente?

É essencial considerar como melhorar o atendimento ao cliente como uma oportunidade única para demonstrar a dedicação do negócio àqueles que adquirem seus produtos, serviços ou soluções.

Segundo o relatório CXTrends 2023, empresas que reconheceram a importância de oferecer experiências de atendimento mais imersivas – e fizeram investimentos significativos para isso – obtiveram resultados tangíveis: pontuações mais altas de CSAT e ROI demonstrável.

Além disso, o estudo mostrou que as pessoas querem ser vistas e ouvidas, ou seja, não querem ser tratadas como uma transação ou um ticket, mas como clientes altamente valiosos.

Por exemplo, hoje os clientes exigem interações naturais e fluidas, com facilidade de alteração entre canais de atendimento sem atritos. E empresas que não entregam isso não estão fazendo a lição de casa.

Por isso,  81% dos líderes veem a experiência e o suporte do cliente como prioridades cada vez maiores no próximo ano, visando assim o crescimento contínuo do negócio.

Agora que colocamos em evidência a importância de dedicar atenção a este tema, seguimos para os 5 passos essenciais para melhorar o atendimento ao cliente. Confira!

1.     Mapeie a experiência do cliente

Para melhorar o atendimento, é importante dar o primeiro passo: compreender quais são os pontos de contato preferidos do seu consumidor. E, depois, verificar se eles estão funcionando corretamente.

Assim, a equipe de atendimento atua melhor quando realiza o mapeamento das experiências dos clientes durante suas interações.

Para tal, é indispensável acompanhar essas interações por meio de um processo de observação e pesquisa, com foco nos resultados desejados pelos clientes.

Por isso, um processo fundamental e estratégico é definir as personas que representam os seus consumidores.

A persona é uma representação fictícia do cliente ideal, baseada em dados e características demográficas, psicográficas e comportamentais.

Aqui estão alguns pontos-chave que destacam a importância dessa definição:

·       Conhecimento aprofundado do público-alvo;

·       Personalização da experiência do cliente;

·       Direcionamento de marketing eficiente;

·       Desenvolvimento de produtos e serviçosrelevantes;

·       Diferenciação da concorrência;

·       Geração de empatia e confiança;

 

2.     Colha feedbacks de forma contínua

Obter feedbacks é uma forma essencial para melhorar oatendimento ao cliente.  Utilizarferramentas de pesquisa, como o NPS (Net Promoter Score) e o CSAT (CustomerSatisfaction Score), é uma abordagem eficaz para obter insights valiosos.

Esta é uma prática estratégica para entender as necessidadesdos consumidores, aprimorar a experiência do cliente e tomar decisões mais assertivas.

Aqui estão alguns motivos pelos quais essa prática é tão importante:

·       Identificar pontos fortes e fracos;

·       Tomar decisões embasadas em dados;

·       Aprimorar a experiência em todos os pontos de contato;

·       Prevenir problemas futuros;

·       Medir o impacto de ações e mudanças;

·       Construir relacionamentos duradouros;

Assim, a empresa demonstra que valoriza a opinião dos consumidores e está disposta a ouvi-los. Essa abordagem promove uma cultura voltada para o cliente, em que o objetivo principal é satisfazê-los e atender suas dores e necessidades.

3.     Tome ações baseadas em dados

Os dados de atendimento ao cliente são valiosos e devem ser revertidos em ações concretas e direcionadas.

Por isso, essas informações precisam ser disponibilizadas deforma contínua para que as equipes possam usá-los da melhor maneira possível.

Mais do que isso, estes dados irão mostrar se as estratégias do negócio estão seguindo o caminho certo.

Quando as decisões são fundamentadas em informações concretas e métricas, em vez de apenas intuições ou suposições, a empresa podeoferecer um atendimento mais eficiente, personalizado e alinhado às necessidades dos clientes.

Aqui estão algumas razões pelas quais essa abordagem é crucial:

·       Precisão na identificação de problemas;

·       Personalização do atendimento;

·       Mensuração do desempenho da equipe;

·       Previsão de tendências e demandas;

·       Otimização de recursos e agentes de atendimento;

·       Criação de uma cultura de melhoria contínua.

Lembre-se que os consumidores estão cada vez mais exigentes, e essa abordagem é um fator-chave para o sucesso e a diferenciação no mercado competitivo atual.

4.     Alinhe a comunicação

Com todas essas informações, agora é hora de investir no alinhamento da comunicação entre empresa e consumidor.

Isso porque é imprescindível um alto nível de sinergia entre as equipes de atendimento e os clientes.

Portanto, esta comunicação deve acontecer de forma a supriras necessidades do cliente de forma rápida, eficaz e com qualidade.

Para alcançar esse objetivo, podem ser adotadas diversasestratégias, tais como treinamentos, capacitação, programas de incentivo, comissões,benefícios e reconhecimentos por metas alcançadas.

Mesmo assim, sabemos que cada cliente é único. Mas, quandose tem clareza das principais demandas que chegam para as equipes deatendimento – e isso poderá ser trazido pelo mapeamento da jornada, dosfeedbacks e dos dados colhidos, como apontamos nos itens 1, 2 e 3 – acomunicação pode ser muito mais assertiva.

Dessa forma, é possível desenvolver a habilidade de entenderas reais necessidades do consumidor, adaptar o estilo de comunicação e resolver problemas de forma eficaz.

Saber ouvir e se comunicar são elementos essenciais para conquistar a confiança e a fidelidade dos consumidores. Não subestime a importância desta estratégia!

5.     Invista em tecnologia

Investir em recursos de automação e inteligência artificial já é uma realidade, e tem causado um impacto importante na forma como o suporte é fornecido aos clientes.

Aliás, o atendimento pode ser considerado a principal forma de interação de pessoas com a inteligência artificial atualmente.

Aqui estão algumas razões que destacam sua importância:

Atendimento 24/7: Chatbots e assistentes virtuais podem responder a perguntas frequentes e resolver problemas básicos a qualquer dia e hora, o que aumenta a disponibilidade do serviço e a satisfação do cliente.

Agilidade e velocidade: A IA pode fornecer soluções rápidas e precisas para problemas comuns. Isso evita a necessidade de transferir chamadas ou esperar por um especialista, melhorando o tempo de resolução.

Personalização: Com a IA, as empresas podem coletar e analisar dados sobre o comportamento e preferências, permitindo que um atendimento mais personalizado. Isso cria uma experiência mais relevante e sobmedida.

Análise de dados e insights: A IA é capaz de analisar grandes volumes de dados rapidamente, fornecendo insights valiosos sobre as necessidades e tendências dos clientes. Essa análise de dados ajuda a identificar oportunidades de melhoria e a tomar decisões mais assertivas.

Redução de custos: A automação pode reduzir os custos operacionais, pois muitas tarefas podem ser realizadas por sistemas automatizados. Isso libera a equipe de atendimento para se concentrar em questões mais complexas e estratégicas.

Em suma, a investir em tecnologia é fundamental para melhorar o atendimento ao cliente na era digital.

Essas tecnologias oferecem atendimento contínuo, rápido, personalizado e eficiente, além de insights valiosos para melhorias.

Ao adotar os 5 passos deste artigo, as empresas podem melhorara experiência do cliente de forma significativa, conquistar a lealdade se destacar no mercado de atuação.

A Neo é especialista em Customer Experience e oferece uma gama​ completa de soluções digitais robustas, aliadas a um atendimento humanizado e especializado, através de profissionais motivados, criativos e comprometidos com o negócio do cliente. Entre em contato e saiba mais.

Como melhorar o atendimento ao cliente: 5 passos fundamentais
O atendimento ao cliente é uma das ações fundamentais para qualquer negócio bem-sucedido.
ler mais +
Plataforma omnichannel: o que a S3ND pode fazer pelo seu negócio
A utilização de uma plataforma omnichannel de atendimento é essencial para uma experiência integrada.
ler mais +
Experiência do cliente B2B: como funciona e principais estratégias
A Experiência do Cliente B2B é a percepção de valor que os Clientes corporativos têm ao se relacionar com uma empresa.
ler mais +